terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sucos do bem na Folha!


Lembra do sucos do bem, que falei aqui? Ó que legal, saiu uma reportagem na Folha de S.Paulo sobre a história do fundador e da empresa!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mercado: delivery da Diletto

Uma notícia boa para quem pode, quer e ama tomar sorvete: agora tem delivery da Diletto na cidade de São Paulo. Se você foge dos picolés pra evitar as calorias, nem leia mais nada...
Pois bem. É só ligar (11) 2626 1922. Tem condições de preço especiais para pedidos acima de 60 picolés. Será que cabe no meu freezer? São 12 opções de sabores, além do framboesa, que saiu de linha (infelizmente).

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Bolo de fubá com goiabada

Eu adoro fazer (e comer) bolo. Por isso me inscrevi na aula "Bolo e café" da Heloisa Bacellar no evento Paladar - Cozinha do Brasil. Foi o máximo... A chef e dona do Lá da Venda, misto de empório/loja/café/restô, ensinou três receitas: bolo mármore, bolo de "nada" e de fubá com goiabada - fiz esta última, olha que lindo!
Divido aqui a receitinha com vocês. Fiz só metade, porque o bolo é grandinho.

Bolo de fubá com goiabada
Ingredientes
2 xícaras (chá) de fubá
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de óleo vegetal
50g de manteiga
1 colher (chá) de sal
4 gemas 
4 claras
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 1/2 xícara (chá) de cubinhos de goiabada (em cubinhos)
Manteiga e fubá para untar a forma

Modo de preparo
1. Leve, numa panela, o fubá, o leite, o açúcar, o óleo, a manteiga e o sal ao fogo médio. Mexa sem parar, até engrossar e o fundo da panela começar a aparecer - Heloisa usou o termo "abrir estrada", e funciona: passou a colher e ficou o "caminho", está bom!
2. Deixe amornar enquanto unta uma forma com manteiga e fubá.
3. Aqueça o forno a 200ºC (médio-alto).
4. Bata na batedeira as claras em neve, até atingir picos firmes.
5. Junte a gema e o fermento à massa; depois, com delicadeza, incorpore as claras.
Para incluir a goiabada, tem dois jeitos: misturar na mesma etapa que incluir as gemas à massa, ou distribuir na assadeira, em cima da massa. O truque é "empurrar" os cubinhos para eles ficarem mais no meio do bolo. Se ficar muito por cima, resseca, se ficar muito no fundo, gruda.
6. Asse por cerca de 40 minutos - faça o teste do palito!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gallette: bombons de chocolate fair trade

Recebi há alguns dias o press kit da Gallette e gostei da proposta. A marca usa matéria-prima fair trade, ou seja: trabalha apenas com chocolates com certificação de comércio justo, orgânicos e de origem controlada.
A ideia é de Gislaine Gallette, que abandonou o mercado financeiro para abrir sua própria chocolateria. “É importante oferecer um chocolate saboroso, feito com cacau de alta qualidade, que respeitou as pessoas e o meio ambiente em toda sua cadeia, desde a plantação até a comercialização, passando pela produção”, explicou.
O "mapa" de sabores da Gallette
Provei 16 bombons, e os os melhores são: mix de nuts, amêndoas com cereja e kirsh, banana, goiaba e paçoca. Alguns achei com pouco gosto do recheio (como mel com lavanda, nozes e avelã, e o chá de frutas). E teve um que tentei, mas não curti: queijo roquefort. Gosto é gosto!
Vai lá:
Encomendas e atendimento - tel. 11 2233 2726 ou atendimento@gallette.com.br
Pronta-entrega - R. Augusto Tolle, 1029, Santana

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pâtisserie: Petite Fleur

Aberta em fevereiro, a pâtisserie Petite Fleur é comandanda pela chef Roberta Zogbi (ela passou pelo Due Cuochi e St. Honoré, e fez cursos na Itália e na França - na renomada Lenôtre). O foco de sua casa são as encomendas para eventos.
reproducao_petitefleur
Canudinho de chocolate branco recheado de doce de leite e pacoça

Pude provar o canudinho de chocolate branco recheado com doce de leite e pacoça, o rendado de chocolate amargo recheado de brigadeiro, a trouxinha de massa filo recheada com cocada e o crocante de nutella. Todos in-cri-vel-men-te bons. São 21 opções de docinhos, além de sobremesas, macarons e bolos. Outro destaque da chef é o mini-waflle, recheado com brigadeiro puxa-puxa. Esse é covardia, não dá para parar de comer!
Waffle puxa-puxa, criação da Roberta Zogbi

Tel. 11 3085 3351 (visitas somente com agendamento prévio)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pâtisserie parisiense


O chef pâtissier Christophe Michalak, do hotel Plaza Athénée de Paris, apresenta a "coleção primavera-verão" de doces... São cinco doces "temáticos", de frutas vermelhas.