terça-feira, 31 de março de 2015

Menu da semana - ideias para se organizar melhor

Eu fiz poucas promessas pra 2015. Entre elas, está a que considero uma das mais significativas - organizar a vida, principalmente da minha cozinha. E acho tão importante porque tendo essa parte que me importa, e muito, funcionando bem, terei tempo pros outros planos... cozinhar receitas novas, estudar mais, descansar mais etc.

Pois bem. Aproveitei janeiro pra fazer aquela compra de mercado, bem caprichada, e pensar em coisas gostosas e práticas, especialmente para o jantar.

Eu almoço fora todos os dias, viajo bastante aos fins de semana, a trabalho. Então meu marido e eu fazemos questão de um jantarzinho mais especial.

Pra começar, comprei massa de lasanha e montei duas, que congelei. Não tem coisa melhor do que chegar mega cansada em casa e encontrar um prato pronto, feito por você, esperando só entrar no forno \o/

Faço molho assim: compro extrato de tomate (geralmente La Pastina) ou uso tomates pelados. Gosto do sabor do tomate, então manero nos temperos. Sal, pimenta do reino, uma folhinha de louro enquanto dá uma fervida, se estiver meio sem graça uma pitada de orégano - tem que usar com cuidado senão mata os outros aromas. Intercalo camadas de massa (semi-pronta, da Petybon) com queijo, peito de peru e molho. Meu marido ama bolonhesa, então vez ou outra eu refogo uns 150g de patinho moído e faço um molho.

Além de lasanha, deixei pronto um kibe assado - achei várias receitas de kibe recheado (com castanhas, nozes, queijo...), mas queria o da minha mãe, mais básico impossível. Hidratei 1 xíc. de trigo, torci num pano de prato limpo pra tirar o excesso da água e misturei com cerca de 200g de patinho moído, refogado e cozido com cebola, alho e temperos. Coloquei numa forma pequena (de uns 15x20cm), reguei com um pouco de azeite e assei uns 15 min. Congelei.

Quando ele for eleito pra ser o seu jantar, lembre-se de tirar do freezer de manhã. De noite, bastarão uns 15 minutos no forno - e um acompanhamento, tipo um arroz branco, uma saladinha... Eu adoro com arroz e feijão, bem caseirão mesmo!

Outras ideias...
Sempre tenho e/ou tento lembrar de ter, porque salva a vida:

Atum ao natural (em água), sólido ou em pedaços
Brócolis congelado
Espinafre congelado
Massa grano duro - espaguete, penne...
Tomate pelado
Parmesão
Arroz para risoto

Uma massa com brócolis cozidos no vapor e uma lata de atum dá um baita jantar nutritivo e rápido, melhor ainda se a massa for integral. O arroz de risoto é um coringa que pode ser um principal - um risoto de camarão, de salmão, de alho-poró - ou um acompanhamento pra carne, frango, peixe. E vira até sobremesa: arroz doce.

O espinafre vira torta, suflê, creme. Um filé grelhado e um creme de espinafre e o jantar está na mesa.

Também é bom comprar frios, pães e frutas toda semana. Frios recheiam a lasanha, fazem um croque monsieur, ou um mixto clássico. Pão é pão. E as frutas, bom, não tem nada mais versátil. Pêra in natura, pêra cozida num tico de vinho vira sobremesa chic, banana no forno com canela etc. Morangos meio capengas viram compota ou geleia. Maçã, tarte tatin.

É aí, como você organiza seu menu?

segunda-feira, 30 de março de 2015

Merendas pelo mundo

Um ensaio fotográfico mostra como são as merendas pelo mundo. Veja, as merendas não são exatamente assim: eles foram em busca das referências e montaram os exemplos no mesmo prato. Super interessante!










Fonte: http://sweetgreen.tumblr.com/post/103458679563/school-lunches-around-the-world