quarta-feira, 12 de março de 2014

Cerveja brasileira: bebemos milho transgênico

Cerveja: o transgênico que você bebe, reportagem da Carta Capital.

Quando abri o link, confesso que de cara fiquei surpresa. Depois, me dei conta como somos enganados. É notório que a indústria de alimentos e bebidas mente o tempo todo, coloca informações não claras nas embalagens, ingredientes em inglês, info nutricional em porções inviáveis (uma xícara de batata frita?), diz que refri faz bem e que achocolatado é uma refeição completa, e sabe-lá-mais-o-quem. Enfim.

Eu tenho o costume de ler antes de comprar e de consumir, já parei de comprar coisas porque não confiava mais e costumo ser a chata, já que vivo dizendo pra família e amigos fazerem trocas... Ou você acha MESMO que o frango da Sadia não tem hormônio? #ahvá

Mas quando a Mari mandou este link, eu realmente fiquei chocada. Em vez de cereais maltados, a indústria da cerveja brasileira tem colocado MILHO na fórmula. Trecho extraído da reportagem:

"Antarctica, Bohemia, Brahma, Itaipava, Kaiser, Skol e todas aquelas em que consta como ingrediente “cereais não maltados”, não são tão puras como as da Baviera, mas estão de acordo com a legislação brasileira, que permite a substituição de até 45% do malte de cevada por outra fonte de carboidratos mais barata. Agora pense na quantidade de cerveja que você já tomou e na quantidade de milho que ela continha, principalmente a partir de 16 de maio de 2007.


Foi nessa data que a CNTBio inaugurou a liberação da comercialização do milho transgênico no Brasil. Hoje já temos 18 espécies desses milhos mutantes produzidos por Monsanto, Syngenta, Basf, Bayer, Dow Agrosciences e Dupont [...]"

Nenhum comentário:

Postar um comentário