terça-feira, 10 de junho de 2014

Menu executivo em casa

Desde que eu saí da casa da minha mãe eu penso, quero, pretendo, desejo fazer menu semanal. Eu acho que deve dar um baita adianto na organização, deve ajudar na lista de mercado e também nos fazer sair da rotina de cozinhar sempre as mesmas coisas por conforto ou costume. E, por último, mas não menos importante: evitar o desperdício de comida.


E pra tentar eventualmente me organizar, andei separando umas ideias:

Segunda: arroz integral com lentilha e cebola caramelizada, com filé de frango, carne ou peixe grelhado.
Terça: massa (à carbonara, com limão e parmesão, ou pesto) ou mac'n'cheese
Quarta: croque monsieur e batatinha palito assada; ou sanduba de salmão defumado com cream cheese e rúcula (no bagel ou ciabatta)
Quinta: panqueca de ricota, de carne, de frios... (se não fizer questão de arroz, só a panqueca e uma saladinha resolvem)
Sexta: hamburguer de fraldinha ou pizza ou piadina

Sobremesas: banana assada com açúcar mascavo e canela; mini pera cozida com aquele fim de vinho tinto; brigadeiro (feito com cacau); doce de leite cozido na pressão; tapioquinha (com geleia, doce de leite, brigadeiro); musse de limão siciliano...


Ideias salva-semana:
- Para durar a semana e ter lanchinho e café da manhã, um bolo básico de fubá ou laranja é uma boa
- Para o café da manhã, assine o delivery da Julice Boulangère: você decide quantos dias por semana e quais pães quer receber (de fermentação natural, todos ótimos)
Pesto é um molho simples e delícia que dá para ter sempre pronto na geladeira e salvar um jantarzinho - até com amigos e visitas inesperadas
- Temperos diferentes, como curry, transformam o dia a dia. Exemplo: filé de frango com curry
Carne louca pode virar ragu para comer com polenta mole, molho de macarrão, sanduíche e aperitivo. Faça no fim de semana e deixe na geladeira
- Massa: tem que ter SEMPRE no armário e uma boa, grano duro de preferência. Nos dias que você não tem nada, sempre tem um pacote de massa e uma colherada de manteiga
- Lista de salva-vidas da cozinha: lata de atum, arroz arbóreo, ervilha congelada, creme de leite, bacon congelado (tiras e cubos), sorvete de creme (com uma colherada de uma boa geleia vira uma sobremesa de última hora)

----

Folha de S.Paulo publicou semanas atrás uma reportagem bacana que ensina a fazer menus completos em 45 minutos. Dá para seguir e também sugar umas ideias para o seu planningÉ uma coisa meio Jamie Oliver, mas a verdade é que na "vida real" é assim mesmo... A gente chega tarde, cansada, faminta e só quer um jantar delícia e rápido, que de preferência suje poucas panelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário