quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Bolo bem lindo de chocolate

Outro dia cheguei em casa cansada, desanimada. O maridão tinha ido fazer um curso e ia chegar tarde. Fiz um risoto só pra mim, mas não sei... faltava algo. O melhor remédio nesses dias é bater um bolo bem lindo.
Então peguei o livro Panelinha, da Rita Lobo, e fui numa receita que adoro: bolo fofíssimo de chocolate. Pra dar mais charme, uma forma bem linda!


Bolo fofíssimo de chocolate
Ingredientes
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de trigo *a farinha acabou, então minha 2ª xíc. foi de farinha integral. Ficou ótimo!
1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 180ºC (temp. média). Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. *Untei a forma bem linda com pincel, pq ela tem um monte de detalhes. Assim garante que o bolo não vai grudar!

2. Na batedeira, coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando por uma peneira. Junte os ovos e o óleo. Na velocidade baixa (para o chocolate não subir), bata os ingredientes, até que estejam bem misturados. Aumente a velocidade e bata por mais alguns minutos.

3. Enquanto isso, passe a farinha pela peneira. Abaixe a velocidade novamente e, aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Por último, adicione o fermento.

4. Transfira a massa para a forma e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos, até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Desenforme e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário