sábado, 20 de outubro de 2012

Sobre a arte de descascar laranja


Li um texto tão, mas tão lindo (e sublime!) que não tinha como não linkar aqui no blog. Neide Rigo, nutricionista, pesquisadora e autora do blog Come-se, escreve sobre um hábito quase antigo: descascar e chupar laranja. Foi publicado no caderno Paladar, do Estadão, e está na íntegra neste link aqui.
Você sabe descascar laranja? Tem esse costume em casa? Na minha casa já tivemos mais... Minha mãe conta que meu biso, avô dela, tinha paciência de jó pra descascar as frutas e deixava todas prontas pro abate numa tigela, pra onde os netos corriam após o almoço. Minha melhor lembrança de chupar laranja é nas férias na casa de Ubatuba, onde tudo andava sem pressa, e os almoços demoravam porque podiam. Já reparou como nas férias, especialmente se você está numa casa que não é onde você mora, o tempo anda lento como uma velhinha de bengala?
Sempre quis aprender a descascar laranja, mas o movimento (que a Neide explica exato!) de girar enquanto se corta era complexo para mim. Ficava frustrada de terminar o trabalho com vários pedaços de casca, em vez de um longo espiral. Tia Li faz essa tarefa com maestria, e incansavelmente descascava quantas frutas eu quisesse chupar.
Deu água na boca. E é chegada a hora de aprender. Vou correr na feira comprar um saco de laranjas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário