quarta-feira, 6 de abril de 2011

Foi assim que tudo começou...

Desde pequena sou fã da cozinha. Panelas, assadeiras, receitas, ingredientes, tudo no universo da comida sempre me fascinou. Observava, empoleirada em um banquinho, minha avó preparar macarrão alemão (receita de família), biscoitos de araruta, "sabão" (como eu chamava os ovos nevados), rabanadas, bolos... Comia torrada com manteiga e chá de erva-doce na casa do biso Toninho e até hoje esses aromas me levam de volta àquelas tardes... Dividia a bancada de mármore da casa da serra com minha mãe e meu irmão, Lucas, e abríamos massa pra fazer enroladinho de salsicha.

Um dia estávamos na praia, em Tabatinga, e minha prima Laura, que acabara de tirar habilitação, quis dar uma volta de carro. Fui eu e Lucas juntos até um posto de gasolina próximo, onde havia uma banca de jornal/livraria. Foi ali que vi o Manual de Receitas da Magali... e me encantei. Laura me deu de presente. E este é meu livro de cabeceira desde sempre. Fiz várias receitas e a mais popular é a de Brigadeirão. Do alto de meus oito anos preparava o doce para as reuniões de família. Que orgulho!
Meu primeiro livro de receitas
Cheguei a fazer bolo Furacão, trufas, salaminho de chocolate, flan... Todos os preparos são simples, não vão ao forno nem ao fogão: quase tudo é só misturar e outra parte vai ao micro-ondas. Inspirada pelas fotos caprichadinhas do livro, fotografei minha produção de trufas, olha aí...rsrs

Até hoje, quando faço o brigadeirão, lembro de quanto tempo eu passava olhando as receitas... observando os ingredientes, as fotos, imaginando o resultado, sua textura, seu sabor... Claro que aprendemos, evoluímos, descobrimos técnicas, melhoramos receitas. Mas quando quero um sabor aconchegante, um doce rápido, faço o brigadeirão de micro-ondas mesmo. Sabe aquela coisa de comfort food? É isso.
A receita! É só clicar que aumenta.
Uma vez me disseram que cozinhar era presenciar uma transformação. Unir ingredientes básicos, simples, que resultam em algo especial. Colocando amor, então, vira uma memória para sempre.

3 comentários:

  1. Caca, que delícia, que saudade... como o tempo passa rápido!!!
    O post ficou de++++,
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oiiiie!
    Esse livro é sensacional, pena que perdi o meu, gostava da receita de cookies de chocolate, fazia sempre com uma amiga, gostaria de pedir se possivel postar a receita no seu blog pois nao acho mas o livro pra comprar, e nem a receita online, pois quero ensinar a minha sobrinha a fazer a receita ;). seu blog é sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline. Me passa seu email ou me escreve (menuexecutivo@gmail.com) que terei prazer em te mandar. Desculpe a demora! Beijos

      Excluir