segunda-feira, 21 de março de 2011

Cafeteira Italiana


Há pouco mais de seis meses costumo fazer café numa cafeteira italiana legítima, trazida do além-mar, inclusive. Mas nunca acerto... Já tentei mais pó, menos pó, fogo mais alto e mais baixo, mais e menos água, enfim. Ou vaza, ou rende pouco, ou fica com gosto de café queimado. Só acerto mesmo fazer no coador, mas de manhã, na correria, nada mais prático do que a italiana, que ainda faz a quantidade certinha - nem desperdiça café, nem falta.

Finalmente, então, decidi pesquisar o modo de fazer e algumas dicas. Achei dois blogs bem legais e vou tentar seguindo as orientações. Acho que vai dar certo. Aqui tem dicas e aqui até um passo a passo, com foto e tudo. Resumindo:
- água apenas até a marcação; não adianta querer acelerar o processo e colocar água quente
- não pressionar o pó e usar um mais fino
- fogo baixo
- abrir a tampa quando começar a subir o café
- não precisa deixar o fogo ligado até terminar de passar, pode desligar antes que o vapor vai continuar subindo
E você? Qual seu jeito preferido de fazer café?

5 comentários:

  1. Oi Carol,

    Comecei a ler o blog essa semana e estou adorando! Parabéns.

    Eu não tenho cafeteira italiana, mas já tentei fazer café em uma e tive os mesmos problemas... Depois diga se as dicas funcionaram.

    Gostar mesmo, eu gosto é de café coado =)

    Bjo
    Pâm (do Senac)

    ResponderExcluir
  2. Pâm, obrigada! Vou tentar de novo o café amanhã e conto! Mas também sou a favor do coador... beijos!

    ResponderExcluir
  3. Carolina,

    Obrigado pela gentileza e pelo link. Não dispenso um café de coador, mas por aqui é difícil encontrar um coador, bule, o pó correto, tempo e quem faça. Vamos de moka mesmo.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Allan! Eu que agradeço as dicas. Fiz do jeito que você explica e deu super certo. Obrigada!! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. vou fazer agora e dizer se deu certo.. ja ia jogar a minha cafeteira novinha no lixo

    ResponderExcluir