segunda-feira, 28 de março de 2011

Polêmica: Restaurant Week


Nesta edição do Restaurant Week, um dos assuntos mais comentados foi a entrada do Arturito, da chef Paola Carosella, no evento. As reservas acabaram no mesmo dia que puderam começar a ser feitas.
Na sexta-feira, 25 de março, Paola deu uma entrevista ao Guia da Folha e começou a polêmica: segundo ela, o valor do menu promocional é inviável para o Arturito. A declaração provocou reações diversas entre os consumidores e a matéria teve 95 comentários no site da Folha. Benny Novak, do 210 Diner e Ici Bistrô, colocou o link da reportagem em seu twitter e Paola respondeu: "@BennyNovak péssima ideia tudo, ter participado, ter falado, opinar, pensar diferente, péssima ideía...virei arrogante e metida, uma pena". O chef solidarizou-se: "@PaolaCarosella vc falou o que acha, e é exatamente por esses motivos que nós nunca entramos no RW. To com vc. Relax! Bj"

Apesar das diferentes opiniões, tanto dos chefs e proprietários quanto dos clientes, acho que vale uma reflexão sobre o Restaurant Week: creio que a ideia inicial do evento fosse aumentar a visibilidade dos restaurantes e facilitar o acesso dos clientes a eles. Se como cliente posso conhecer uma casa nova e posso pagar menos por isso, é vantajoso. Me "arrisco" em um lugar novo, gasto menos do que o normal e, se gostar, volto em outra ocasião. Para o restaurante, é uma grande vitrine: muita gente aparece para conhecer, provar a comida, testar o serviço. Se tudo for bem, o cliente volta.

É na conclusão deste processo que mora o problema. Cansei de ouvir de amigos e conhecidos relatos de refeições e experiências horríveis. Muitíssima espera, serviço grosseiro, porções pequenas e mal feitas - ponto de cozimento errado, tempero desequilibrado, apresentação ruim - estão entre as reclamações.
A pergunta que fica é, desculpe o clichê, "que vantagem Maria leva?". Restaurantes, qual a vantagem? Clientes, qual a vantagem?
Fui uma única vez a um restaurante durante o evento e não foi legal: serviço ruim, a comida chegou fria e nada apetitosa e, no final, com bebidas, gastei quase R$50. Para mim, a conta não fechou: com o mesmo valor poderia ter tido um almoço mais honesto em outro lugar. E você, teve experiências boas ou ruins?

2 comentários:

  1. Pois é. Fui 1 vez e me senti apunhalado. O prato era pequeno, demorou a chegar e a conta não foi nada economica. Acabei terminando o meu almoço no McDonald's. Bjs

    ResponderExcluir
  2. eu desisti.
    só a espera e o péssimo atendimento que costuma fazer parte da semana já me desmotiva.
    no máximo vale nos restaurantes menos badalados...
    mas ai, de novo, qual vantagem maria leva?

    ResponderExcluir