quinta-feira, 31 de março de 2011

Filme: A Festa de Babette

A Festa de Babette é um filme dinamarquês de 1987, dirigido por Gabriel Axel e baseado em um conto de Karen Blixen. A história começa em 1871, quando uma francesa misteriosa (Babette) chega foragida a um povoado simples e provinciano. Ela trabalha na casa de duas irmãs solteironas, muito religiosas, filhas de um pastor. Um dia, Babette recebe uma carta: ganhara 10 mil francos na loteria.
Babette (Stéphane Audran)

Em vez de usar o dinheiro para retornar à França, a mulher pede às irmãs se pode cozinhar o banquete em homenagem ao pastor falecido que comemoraria 100 anos de nascimento. Quando começam a chegar os ingredientes, as irmãs se assustam: tartagura, codornas e até vinhos foram encomendados. Uma orgia gastronômica comparada às refeições simples que costumavam fazer: uma sopa de pão com água e cerveja preta era muito comum.
Babette e as irmãs, Martina e Philippa
Com medo, os convidados decidem que ninguém fará comentário elogioso algum à refeição, para não pecar - já que a comida deveria simplesmente alimentar o corpo, e não trazer prazer. Apesar da promessa, é cômico ver as fisionomias dos convivas... Cada vez que provam algo surpreendente, relembram um ensinamento religioso.
Os convidados durante o banquete de Babette
O único que comenta e assume adorar o que come é o General Lorens, que vivera em Paris - ele recorda o Café Anglais, onde teria feito uma refeição memorável. Babette, ao final, revela um segredo.

2 comentários:

  1. Eu já vi esse filme. Sensacional. Vai devagar até antes da metade, mas depois é de encher os olhos. E da-lhe Veuve Clicquot. 10.000 mil francos bem gastos.

    ResponderExcluir
  2. Amo esse filme e fiquei com muito vontade de rever. Inteligente, sutil, delicado, lindo

    ResponderExcluir