quarta-feira, 18 de junho de 2014

Arte da Pizza: melhor pizza em Campos


Sério: se for a Campos do Jordão, um jantar está definido. Vá à Arte da Pizza, dentro do Grande Hotel Senac. Eles não fazem reserva, mas se você chegar cedo (abre 19h) não pegará fila. O problema é depois das 20h30, 21h...


Os fornos ficam no salão, com apenas uma bancada de madeira separando os chefs dos clientes. Isso esquenta o ambiente e ainda é hipnotizante. Eu não conseguia tirar os olhos do fogo e do japa virando a pizza com apenas uma mão na pá. Incrível.

A proposta é comer com as mãos, então nos deram guardanapos e uns pequenos pratos de apoio. O recheio parece desmanchar, mas a massa segura. Perguntei: a massa é feita no dia anterior - por isso fica mais firme, ótima para comer com as mãos, além de muito saborosa.

Começamos com uma crostata de pesto, que vinha com pequenos pedaços de pinhão. Eles têm várias opções de azeite - vá sem cerimônia à mesa e escolha. Queríamos vinho, mas não uma garrafa inteira: pedimos meia de um Carmen carmenère 2012. Depois, as pizzas: meia arte, com calabresa artesanal, e meia portuguesa (com ovinhos de codorna!). Ambas aprovadíssimas - comemos a pizza inteira (e se fosse broto também deixaria um casal satisfeito).

Raramente consigo ir embora sem pedir sobremesa. Escolhemos uma mini broto de doce de leite com chocolate belga branco e lascas de amêndoas. No more words:


Conta: R$198
Se eu fosse de dar estrelas, daria 5.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Minuto: mini loja Pão de Açúcar

Coisa muito comum nas grandes cidades de fora - como Nova York - é passar para comprar o jantar do dia na deli ali do lado, perto do metrô ou de casa. Pão, salada, frutas, um vinho, algo pro café de amanhã.
Aqui em SP, além do trânsito, falta de estacionamento nos pequenos comércios e pouca agilidade nos grandes mercados criavam um impasse - e lá em casa se transformava em ligação para o delivery.
O Pão de Açúcar resolveu tentar facilitar nossa vida e traz agora a bandeira Minuto, um mini-Pão com menos produtos, lojas menores e, prometem!, mais ágeis. Vale ler a reportagem da Folha de S.PauloA primeira loja é na Rua Pamplona - e o plano inclui mais 15 lojas ainda este ano (fonte Exame).

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Fazenda Baronesa: geleias boas, mas visita fechada

Quando fui a Campos do Jordão pela segunda vez no ano, fiz um baita roteiro com tudo que eu queria visitar/conhecer/rever. E um desses lugares era a Fazenda Baronesa - que tem uma vista incrível, uma plantação de frutas vermelhas e faz geleias sensacionais.

Pois bem. Decidimos ir tomar um café no sábado à tarde, no Landscape, café com vista. Nos perdemos pra chegar, pela falta de sinalização, e quando finalmente chegamos, estranhei a falta de movimento... É: o café, o bistrô, a fazenda, a vista linda? Estão fechados. Sem aviso no site. E sem previsão de reabertura.

A única coisa que estava funcionando é a loja, com geleias, doces, sucos e algumas poucas massas.
Doces de corte feito com as frutas cultivadas na fazenda
Levei algumas coisas pra casa, muito boas por sinal, mas não vale o rolê só pra ver uma lojinha; você encontra as geleias no mercado, no Capivari etc, e tem uma loja bem bacana de geleias - Geleia dos Monges - ao lado do portal da cidade.


Sucos orgânicos e, como souvenir, canecas
Foto do Guia Quatro Rodas: essa visita, só se e quando reabrir

terça-feira, 10 de junho de 2014

Menu executivo em casa

Desde que eu saí da casa da minha mãe eu penso, quero, pretendo, desejo fazer menu semanal. Eu acho que deve dar um baita adianto na organização, deve ajudar na lista de mercado e também nos fazer sair da rotina de cozinhar sempre as mesmas coisas por conforto ou costume. E, por último, mas não menos importante: evitar o desperdício de comida.


E pra tentar eventualmente me organizar, andei separando umas ideias:

Segunda: arroz integral com lentilha e cebola caramelizada, com filé de frango, carne ou peixe grelhado.
Terça: massa (à carbonara, com limão e parmesão, ou pesto) ou mac'n'cheese
Quarta: croque monsieur e batatinha palito assada; ou sanduba de salmão defumado com cream cheese e rúcula (no bagel ou ciabatta)
Quinta: panqueca de ricota, de carne, de frios... (se não fizer questão de arroz, só a panqueca e uma saladinha resolvem)
Sexta: hamburguer de fraldinha ou pizza ou piadina

Sobremesas: banana assada com açúcar mascavo e canela; mini pera cozida com aquele fim de vinho tinto; brigadeiro (feito com cacau); doce de leite cozido na pressão; tapioquinha (com geleia, doce de leite, brigadeiro); musse de limão siciliano...


Ideias salva-semana:
- Para durar a semana e ter lanchinho e café da manhã, um bolo básico de fubá ou laranja é uma boa
- Para o café da manhã, assine o delivery da Julice Boulangère: você decide quantos dias por semana e quais pães quer receber (de fermentação natural, todos ótimos)
Pesto é um molho simples e delícia que dá para ter sempre pronto na geladeira e salvar um jantarzinho - até com amigos e visitas inesperadas
- Temperos diferentes, como curry, transformam o dia a dia. Exemplo: filé de frango com curry
Carne louca pode virar ragu para comer com polenta mole, molho de macarrão, sanduíche e aperitivo. Faça no fim de semana e deixe na geladeira
- Massa: tem que ter SEMPRE no armário e uma boa, grano duro de preferência. Nos dias que você não tem nada, sempre tem um pacote de massa e uma colherada de manteiga
- Lista de salva-vidas da cozinha: lata de atum, arroz arbóreo, ervilha congelada, creme de leite, bacon congelado (tiras e cubos), sorvete de creme (com uma colherada de uma boa geleia vira uma sobremesa de última hora)

----

Folha de S.Paulo publicou semanas atrás uma reportagem bacana que ensina a fazer menus completos em 45 minutos. Dá para seguir e também sugar umas ideias para o seu planningÉ uma coisa meio Jamie Oliver, mas a verdade é que na "vida real" é assim mesmo... A gente chega tarde, cansada, faminta e só quer um jantar delícia e rápido, que de preferência suje poucas panelas.