Mostrando postagens com marcador infância. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador infância. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Saúde, alimentação, hábitos, futuro. Tá tudo junto e misturado
Rewind the future. Os maus hábitos começam quando? Por que se preocupar com a alimentação dos pequenos desde sempre? Como você quer que seu futuro e dos seus filhos seja?
sábado, 20 de outubro de 2012
Sobre a arte de descascar laranja
Li um texto tão, mas tão lindo (e sublime!) que não tinha como não linkar aqui no blog. Neide Rigo, nutricionista, pesquisadora e autora do blog Come-se, escreve sobre um hábito quase antigo: descascar e chupar laranja. Foi publicado no caderno Paladar, do Estadão, e está na íntegra neste link aqui.
Você sabe descascar laranja? Tem esse costume em casa? Na minha casa já tivemos mais... Minha mãe conta que meu biso, avô dela, tinha paciência de jó pra descascar as frutas e deixava todas prontas pro abate numa tigela, pra onde os netos corriam após o almoço. Minha melhor lembrança de chupar laranja é nas férias na casa de Ubatuba, onde tudo andava sem pressa, e os almoços demoravam porque podiam. Já reparou como nas férias, especialmente se você está numa casa que não é onde você mora, o tempo anda lento como uma velhinha de bengala?
Sempre quis aprender a descascar laranja, mas o movimento (que a Neide explica exato!) de girar enquanto se corta era complexo para mim. Ficava frustrada de terminar o trabalho com vários pedaços de casca, em vez de um longo espiral. Tia Li faz essa tarefa com maestria, e incansavelmente descascava quantas frutas eu quisesse chupar.
Deu água na boca. E é chegada a hora de aprender. Vou correr na feira comprar um saco de laranjas!
Marcadores:
infância,
jornal,
laranja,
neide rigo,
reportagem
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Foi assim que tudo começou...
Desde pequena sou fã da cozinha. Panelas, assadeiras, receitas, ingredientes, tudo no universo da comida sempre me fascinou. Observava, empoleirada em um banquinho, minha avó preparar macarrão alemão (receita de família), biscoitos de araruta, "sabão" (como eu chamava os ovos nevados), rabanadas, bolos... Comia torrada com manteiga e chá de erva-doce na casa do biso Toninho e até hoje esses aromas me levam de volta àquelas tardes... Dividia a bancada de mármore da casa da serra com minha mãe e meu irmão, Lucas, e abríamos massa pra fazer enroladinho de salsicha.
Um dia estávamos na praia, em Tabatinga, e minha prima Laura, que acabara de tirar habilitação, quis dar uma volta de carro. Fui eu e Lucas juntos até um posto de gasolina próximo, onde havia uma banca de jornal/livraria. Foi ali que vi o Manual de Receitas da Magali... e me encantei. Laura me deu de presente. E este é meu livro de cabeceira desde sempre. Fiz várias receitas e a mais popular é a de Brigadeirão. Do alto de meus oito anos preparava o doce para as reuniões de família. Que orgulho!
Cheguei a fazer bolo Furacão, trufas, salaminho de chocolate, flan... Todos os preparos são simples, não vão ao forno nem ao fogão: quase tudo é só misturar e outra parte vai ao micro-ondas. Inspirada pelas fotos caprichadinhas do livro, fotografei minha produção de trufas, olha aí...rsrs
Até hoje, quando faço o brigadeirão, lembro de quanto tempo eu passava olhando as receitas... observando os ingredientes, as fotos, imaginando o resultado, sua textura, seu sabor... Claro que aprendemos, evoluímos, descobrimos técnicas, melhoramos receitas. Mas quando quero um sabor aconchegante, um doce rápido, faço o brigadeirão de micro-ondas mesmo. Sabe aquela coisa de comfort food? É isso.
Uma vez me disseram que cozinhar era presenciar uma transformação. Unir ingredientes básicos, simples, que resultam em algo especial. Colocando amor, então, vira uma memória para sempre.
Um dia estávamos na praia, em Tabatinga, e minha prima Laura, que acabara de tirar habilitação, quis dar uma volta de carro. Fui eu e Lucas juntos até um posto de gasolina próximo, onde havia uma banca de jornal/livraria. Foi ali que vi o Manual de Receitas da Magali... e me encantei. Laura me deu de presente. E este é meu livro de cabeceira desde sempre. Fiz várias receitas e a mais popular é a de Brigadeirão. Do alto de meus oito anos preparava o doce para as reuniões de família. Que orgulho!
![]() |
| Meu primeiro livro de receitas |
Até hoje, quando faço o brigadeirão, lembro de quanto tempo eu passava olhando as receitas... observando os ingredientes, as fotos, imaginando o resultado, sua textura, seu sabor... Claro que aprendemos, evoluímos, descobrimos técnicas, melhoramos receitas. Mas quando quero um sabor aconchegante, um doce rápido, faço o brigadeirão de micro-ondas mesmo. Sabe aquela coisa de comfort food? É isso.
![]() |
| A receita! É só clicar que aumenta. |
Marcadores:
brigadeiro,
infância,
livro,
magali
Assinar:
Postagens (Atom)


