Pela segunda vez, fui jurada do Prêmio Comer & Beber,
da Veja São Paulo. É um prazer e uma honra indescritíveis ser convidada
para participar de um projeto tão sério — e tão divertido. Nós jurados
devemos visitar pelo menos 3 lugares de cada categoria em que votaremos
(totalizando 33), sempre pagando e indo de maneira anônima. Ano passado,
visitei 59 lugares. Esse ano, 56.
Dias antes de entregar os votos, comecei a me culpar de não ter
visitado mais lugares... Acontece que consistência é coisa
rara entre os empreendimentos de São Paulo. Comecei a reparar que lugares bons, com donos e chefs presentes, que se esforçam em
sempre entregar o melhor serviço (produto, atendimento..) são, na maioria
das vezes, os melhores. Quando fiz o curso de Jornalismo Gastronômico no Senac, uma das
discussões mais acaloradas foi justamente sobre isso. Amor ou dinheiro?
Um negócio de alimentação só dá certo se houver amor, ou só dá certo se
der dinheiro? Eu ainda acho, claro, que tem que dar dinheiro. Afinal,
precisamos pagar contas, né? Mas onde há amor há sim uma enorme
diferença...
O cara se esforça, coloca seus sentimentos, expectativas, esperanças
naquele negócio. Pesquisa, busca, traz, não tem dia, noite, fim de
semana, feriado... Recebe cada prêmio como se fosse o primeiro — sempre me surpreendo com a cara da Isabela Raposeiras, que abocanha
absolutamente todos os prêmios, quando ela sobe ao palco com aquela cara
de "eu?"...
O Prêmio, assim como é um reconhecimento para nós, jurados, é um
reconhecimento ao enorme trabalho e esforço dos donos, chefs, sócios...
Ser eleito o melhor de São Paulo não é fácil, aqui abrem e fecham
lugares todos os dias, coisas dão muito certo e outras, sem razão
aparente, fecham em poucos meses. Manter-se aberto já é uma vitória.
Manter-se aberto com uma plaquinha dourada na parede é um luxo!
Depois da demora, aí estão meus votos. Os estabelecimentos que marquei com asterisco foram os vencedores da categoria:
Chá - The Gourmet Tea *
Fui visitar várias outras além da campeã. A Loja do Chá, tradicional no shopping Iguatemi, a recém-aberta Ó-Chá, na Vila Madalena, Tea Connection e Talchá. A vencedora é que mais valoriza o ritual do chá. Você não vai lá para simplesmente sentar e beber alguma coisa — você participa do processo. Escolhe a erva, abre, olha e cheira quantas latas quiser (as opções passam de 35), daí recebe uma bandeja com cronômetro, jarra com água quente e a quantidade exata de chá. É mágico ver a água tomando cor, o aroma aparecendo... E os chás e infusões são realmente incríveis, sem contar os apetrechos todos como bules, copos especiais, infusores e afins. Um paraíso!
Café
- Coffee Lab *
Olha coisa linda: a barista Isabela Raposeiras levou a plaquinha de campeã por unanimidade. Não é o máximo? Além de cafés de várias origens, ela se preocupa em trazer para o consumidor conhecimento sobre o assunto. Todo dia tem um café ou um blend especial — e os baristas da equipe (não tem garçons!) explicam tim-tim por tim-tim. No menu, formas diferentes de extração (prensa francesa, coador de pano, expresso...) e "rituais": é possível comparar o mesmo café feito de jeitos diferentes, harmonizar a bebida com queijo... Uma verdadeira experiência. E pra quem quer se aprofundar mais, tem a escola da tia Isabela que funciona no segundo andar do café.
Sorvete - Bacio di Latte *
A cremosidade, o sabor e a cor desses sorvetes são inacreditáveis. Não se encontra uma minúscula pedrinha de gelo para contar a história. É gelato feito do jeito italiano, com frutas de verdade, leite de verdade... O de pera, por exemplo, te faz pensar que está comendo a própria fruta. O "bacio di latte" vai bem com quase todos os outros sabores, mas prove com frutas, fica ótimo. Atendimento e ambiente também são excelentes — repare nos galões de leite transformados em banquinhos. Uma graça! Levou a placa pelo segundo ano consecutivo.
Padaria - Marie Madeleine
Ganhou a Julice — que amo e sempre falo: "Julice arrasa!". Visitei também a PAO, a Le Pain, a Pain de France, Le Vin, 7 Molinos... Mas a Izabel Pereira, da Marie Madeleine, tem mãos de fada. O croissant dela, por exemplo, é disparado o melhor da cidade. Os pães são todos levíssimos, saborosos... O pão de queijo, que sempre dou sorte de pegar saindo do forno, é um espetáculo à parte. E prove o bostock, uma massa de brioche regada com calda de amêndoas. De tirar o fôlego.
Sobre a Julice: eu adoro e, se houvesse a opção, teria escolhido como a "2ª melhor padaria de SP". Sempre vou lá aos fins de semana tomar café da manhã. Os pães são deliciosos, especialmente os integrais, o de gorgonzola e um que tem pedações de castanha-do-Brasil. Eles passaram por um período turbulento de problemas com o atendimento e fiquei impressionada com a rapidez que resolveram! Merecem!
Pastel - Pastel da Maria
Eu a-do-ro o pastel da Maria, que levou o prêmio ano passado (votei também). Massa sequinha, recheios bem bons (o de carne é uma delícia), atendimento ágil. Visitei também Paxtel 9 e Yokoyama — sobre o primeiro, é gostoso, mas continuo achando o pastel excessivamente grande e oleoso, e sobre o segundo, achei bem gostoso, massa bem sequinha, mas os recheios pouco saborosos. Venceu Yoka.
Empada - Ofner
Se ano passado foi difícil votar em cupcake, este ano a categoria mais complexa foi "empada". O salgado com cara de festa infantil é sempre igual, não é? Pior (ou melhor!) que não. Tem massa quebradiça demais, recheio de menos, recheio que mais parece gororoba de creme de leite, massa dura, até empada azeda eu tive o azar de provar... Visitei: Empada Brasil, Rancho da Empada, Empadaria da Cidade... e Ofner, que levou meu voto. Os recheios (palmito e frango) estavam super saborosos, a massa leve, sem ser engordurada, também saborosa. O vencedor foi Casa Godinho, lugar tradiça no Centro da cidade.
Sanduíche - Marcelino Pan y Vino *
Em 2011, o restaurante desbancou anos de soberania da Forneria San Paolo e levou a plaquinha de melhor da cidade pela primeira vez. Este ano, disputou voto a voto com a Z Deli, casa minúscula e aberta há 10 meses nos Jardins. O Marcelino merece. Confesso que cheguei a ficar em dúvida (provei na Z Deli um sanduba de rosbife maravilhoso), mas analisei outros pontos: variedade do cardápio, consistência... A chef Dani França Pinto vive incluindo novidades no menu, ajustando os sanduíches, fazendo mudanças. O croque monsieur é incrível e o dogão continua sendo o melhor da cidade. Levou merecidamente.
Chocolate
- Chocolat du Jour
Visitei Cau, Chocolat des Arts, Renata Arassiro (que está incrível e levou o prêmio!). Gosto muito da "du Jour". Acho os chocolates muito bons, tem uma variedade bacana, umas embalagens legais com barrinhas de quantidades diferentes de cacau, brigadeiros, trufas... É uma perdição. É caro, sim... Mas o atendimento é impecável, as embalagens são lindas e nunca tem um bombom "mais ou menos". Sempre tudo impecável. Foi meu voto do ano passado também.
Sobre a Renata Arassiro, vencedora: comi uns dos melhores chocolates na loja dela, que fica no Campo Belo, meio escondidinha. O lugar parece um ateliê de joias, tudo lindo e caprichado. Destaque especial para o bombom de champanhe, uma loucura (e em formato de rolha da garrafa. Charmoso!).
Hambúrguer
- Hamburgueria do Sujinho
Nessa categoria, a ideia era votar no melhor hambúrguer básico, com bom custo-benefício. Na minha opinião, não há em São Paulo outro melhor que o Sujinho. O lanche é delicioso, a carne é feita na grelha, com sal grosso, o que dá um sabor especial, o atendimento é rapidíssimo e organizado e o preço, justo. A desvantagem: não aceita nenhum cartão. A vantagem (além do x-burguer delícia): tem a melhor porção de onion rings! O vencedor foi Seu Oswaldo.
Hambúrguer Gourmet
- 210 Diner *
O lugar é cool, a música é boa e da cozinha saem hambúrgueres diferentes incríveis. Provei o Oklahoma, com cebola na chapa e queijo ementhal, e o piggie, com costelinha desfiada por cima. Excelentes, ponto das carnes corretíssimo, pão crocante e quentinho. Ganhou com 5 votos.
Doceria - Amorim Chéri
Se você tiver a oportunidade, vá conhecer. A chef estudou na França e faz massas doces incríveis, que esfarelam na medida... Os recheios são super delicados, especialmente das tortas de limão e do carro-chefe da casa, um quadrado crocante de avelã, ganache de chocolate meio amargo e amêndoa. É uma coisa, de comer rezando. Alguns doces têm dois tamanhos: aquele padrão e um menorzinho, caso você fique em dúvida e queira provar mais de um. Foi a categoria que mais testei: visitei 10 lugares. Foram indicadas 8 docerias, prova que os jurados ficaram bastante confusos. Venceu Mara Mello, com 3 votos.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Votos Prêmio Comer & Beber 2012
Marcadores:
210 diner,
amorim chéri,
bacio di latte,
chocolat du jour,
coffee lab,
doceria,
hamburguer,
marcelino,
ofner,
pastel,
prêmio,
sorvete,
the gourmet tea,
veja
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Vídeo: padarias artesanais
Vale assistir a esse episódio do programa Mundo S/A, da Globo News, sobre padarias artesanais em São Paulo (e um pouco pelo Rio). Não consegui indexar o vídeo, mas o link é este aqui.
Marcadores:
julice,
marie madeleine,
mercado,
padaria,
pão,
reportagem
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
O tal do iogurte grego
Raramente eu compro iogurte. Taí uma coisa que não sou meeega fã — gosto dos de tomar, num lanche rápido, ou com sucrilhos. Mas fiquei tão curiosa com a novidade do iogurte grego, que Nestlé e Vigor lançaram quase que simultaneamente, que comprei para provar. E gostei! A textura é bem mais firme e aveludada (sem chegar a "grudar" na colher, como na propaganda), e tem um quê de coalhada feita em casa. Saboroso e doce na medida.
Mas eis que ontem saiu essa matéria no caderno Equilíbrio, da Folha de S.Paulo, sobre a quantidade de gorduras e calorias da novidade, em comparação aos iogurtes tradicionais. Reproduzo o quadro abaixo, mas leia a reportagem inteira, vale a pena.
Mas eis que ontem saiu essa matéria no caderno Equilíbrio, da Folha de S.Paulo, sobre a quantidade de gorduras e calorias da novidade, em comparação aos iogurtes tradicionais. Reproduzo o quadro abaixo, mas leia a reportagem inteira, vale a pena.
Brigadeiro Bistrô
Foto do instagram. Caixa de tecido com 16 doces, Brigadeiro Bistrô, R$ 75.
Marcadores:
brigadeiro,
brigadeiro bistrô,
doce,
presente,
shopping
terça-feira, 25 de setembro de 2012
The Gourmet Tea
Marcadores:
chá,
foto,
shopping,
the gourmet tea
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Terraço Itália: 45 anos
Um dos restaurantes mais icônicos de São Paulo completa 45 anos no dia 29 de setembro (sábado). Quem for jantar lá na data, poderá optar pelo menu degustação comemorativo com cinco pratos (R$178 por pessoa) — não deixe de fazer reserva. Há também uma exposição com fotos desde a inauguração da casa, que tem uma vista de tirar o fôlego. Vale a visita.
Av. Ipiranga, 344, 41º andar
tel. 11 2189 2929
www.terracoitalia.com.br
Marcadores:
centro,
menu degustação,
terraço itália
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Corujas de chocolate
Eu ando numa fase de paixão por corujas — desenhadas, bordadas... Acho um bicho lindo! Daí que recebo essa foto da Chocolat du Jour... Que coisa mais fofa! A corujinha é um cofre e vem recheada de bolinhas de chocolate nougat (R$ 145). E aí eles criaram essa aqui também...
A owlie box vem com corujinhas de chocolate crocante (R$ 98, 250g). Delicado, não? Quem quiser me dar um presente, já sabe! =P
Marcadores:
chocolat du jour,
chocolate
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Agenda de cursos: Spicy
As lojas da Spicy da Al. Gabriel Monteiro da Silva e da R. Haddock Lobo promovem, a partir de hoje, aulas com chefs super bacanas. Até o Salvatore Loi, ex-Fasano e atual Girarrosto, terá um dia. Olha só a agenda de setembro, outubro e novembro. As aulas acontecem às segundas e quartas, sempre das 19h30 às 22h (exceto duas, marcadas abaixo) e custam R$ 190 cada.
SETEMBRO
19/9, 4ª feira, Loja Gabriel
Giampiero Giuliani (Due Cuochi)
Polenta cremosa com porcini gratinado ao
gorgonzola italiano; spaghetti chitarra com ragu de cordeiro e shitake com
agrião e pecorino trufado; sfogliatelli de semifreddo de nutella com sorvete de
coco.
26/9, 4ª feira, Loja Haddock — * 16h às
18h30
Patricia Abbondanza (Dedo de Moça)
Salada de folhas com figo grelhado, queijo
de cabra e amêndoas torradas; linguini ao limone com presunto cru crocante; musse
de nutella.
OUTUBRO
3/10, 4ª feira, Loja Gabriel
Eduardo Passarelli (Sommelier de Cervejas)
O sommelier apresentará o universo
cervejeiro, suas variações, estilos, matéria-prima e, claro, fará degustação.
8/10, 2ªfeira, Loja Haddock
Adriano Kanashiro (Momotaro)
Kinoko (cogumelos salteados com sake,
shoyu, espinafre japonês); misoshiru e temaki.
17/10, 4ªfeira, Loja Gabriel
Paulo Konig (Le Pain Quotidien)
Pães artesanais orgânicos da rede belga:
baguette, multigrãos, focaccia e ciabatta.
24/10, 4ªfeira, Loja Haddock — * 16h às
18h30
Mayra Abbondanza Abucham (Dedo de Moça)
Saladas de folhas com pera grelhada,
presunto cru crocante e molho blue cheese; quinoa caprese; salada morna de
legumes grelhado com queijo de cabra e ceviche de robalo com tangerina.
31/10, 4ªfeira, Loja Haddock
Roberto Ravioli (La Madonnina)
Gnocchi alla carbonara e arparagi; pancotto
lucchese, tagliatelle al ragu di triglia, risotto al pomodorini e burrata.
NOVEMBRO
7/11, 4ª feira, Loja Gabriel
Paola Carosella (Arturito)
Salada de peras, erva-doce, parmegiano
reggiano e limão siciliano; cazuela siciliana (peixe fresco com tomates e
fregola sarda, uva passa, aïoli de açafrão, espinafre e mexilhão fresco; triffle
de doce de leite, mascarpone, pistache e Bourbon.
12/11, 2ª feira, Loja Haddock
Salvatori Loi (Girarrosto)
Ravióli recheado de berinjela; burrata e
camarões ao molho de nozes; bauletti recheado de ricota com raspas de laranja,
manteiga com especiarias, pistache crocante e parmesão e risoto com aspargos,
creme taleggio e presunto cru.
28/11, 4ªfeira, Loja Gabriel
Felipe Benjamin Abrahão (Padaria Felipe B.
Abrahão)
Panetones com recheios inusitados.
Endereços:
Loja Gabriel — Al. Gabriel Monteiro da
Silva, 1236, tel. 11 3083 4407
Loja Haddock — R. Haddock Lobo, 746, tel. 11 3062 8377
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Veja São Paulo Comer & Beber 2012
Estou muiiito feliz! É uma honra gigante participar pela segunda vez como jurada de Comidinhas do Prêmio Comer & Beber, da Vejinha. Aqui vai a lista dos vencedores por categoria, com endereço — se anime a ir visitar todos! Vou postar depois os meus votos e as razões, claro! No site da Veja São Paulo tem até mapa, olha lá.
CAFÉ: Coffee Lab
R. Fradique Coutinho, 1340, Vila Madalena,
tel. 11 3375 7400
CHÁ: The Gourmet Tea
R. Mateus Grou, 89, Pinheiros, tel. 11 2691
2755
CHOCOLATE: Renata Arassiro Chocolates
R. Pascal, 1195, Campo Belo, tel. 11 5092
4977
DOCERIA: Pâtisserie Mara Mello
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1308, Jardim
Paulista, tel. 11 3081 5229
EMPADA: Casa Godinho
R. Líbero Badaró, 340, Sé/República, tel.
11 3104 1520
HAMBURGUER: Hambúrguer do Seu Oswaldo
R. Bom Pastor, 1659, Ipiranga
HAMBURGUER GOURMET: 210 Diner
R. Pará, 210, Higienópolis, tel. 11 3661
1219
PADARIA: Julice Boulangère
R. Deputado Lacerda Franco, 536, Pinheiros,
tel. 11 3097 9144
PASTEL: Pastel Yoka
R. dos Estudantes, 37, Sé/República, tel.
11 3207 1795
SANDUÍCHE: Marcelino Pan y Vino
R. Girassol, 451, Vila Madalena, tel. 11
3034 0461
SORVETE: Bacio di Latte
R. Oscar Freire, 136, Jardim Paulista, tel.
11 3662 2573
Marcadores:
chá,
chocolate,
coffee lab,
doceria,
hamburguer,
julice,
marcelino,
padaria,
pastel,
prêmio,
sanduíche,
the gourmet tea,
veja
Comida até no esmalte
Pois é, gastronomia chegou mesmo ao limite da popularidade. Agora tem até linha de esmalte com nome de comida, pode? A Risqué lançou seis "sabores": geleia de pitanga, caipiroska Curaçao, risoto de mandioquinha, manjar de tapioca, marshmallow de alfazema e suflê de goiaba. Vai ser bom pras meninas de dieta, o que não é meu caso rs! Mas o suflê ou geleia (as cores!) eu usaria...
Preço: R$3,10
Preço: R$3,10
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Ele voltou!
A Nestlé anunciou hoje a volta do chocolate Lollo ao mercado depois de 20 anos. O produto deve aparecer nas prateleiras ainda em setembro. Segundo a empresa, o Milkbar, que o substituiu, não segue a mesma receita do Lollo, conhecido como o "chocolate fofinho da Nestlé".
Fonte: G1
Fonte: G1
Assinar:
Postagens (Atom)