Para quem não viu, reportagem publicada na Folha de S.Paulo de terça-feira, 26/07/11, informa sobre o projeto de lei que pretende obrigar todos os restaurantes a inserir no cardápio a quantidade de calorias de cada opção. O link está aqui e abaixo reproduzo o texto:
Projeto obriga restaurante a informar calorias no cardápio
Maria Clara Cabral, de Brasília
Ir a um restaurante e saber exatamente as calorias que vai consumir. Isso pode ser possível se o legislativo federal aprovar um projeto que obriga os estabelecimentos a colocar no cardápio os valores calóricos dos produtos. A proposta, que tramita na Câmara, prevê punições previstas no Código de Defesa do Consumidor, como multa, suspensão do fornecimento e até cassação da licença.
Autor do projeto, o deputado Mendes Thame (PSDB-SP) alega que, muitas vezes, o consumidor ingere comidas calóricas por falta de informação. Ele cita estudo do Ministério da Saúde que mostra que 40% da população está acima do peso. Com quatro unidades na Câmara, o restaurante Naturetto expõe, desde maio, cartazes com informações nutricionais. Segundo Igor Alves, nutricionista da rede, a medida foi adotada após exigência da própria Câmara.
Jaime Recena, presidente no DF da associação de bares e restaurantes, acha que a medida pode onerar os estabelecimentos, que precisariam de mais nutricionistas. Hoje, muitas redes de fast food seguem um termo de conduta proposto, em 2010, pela Promotoria de MG e pela Anvisa. A obrigatoriedade para rotulagem nutricional é só para produtos embalados. O projeto, que aguarda parecer na Comissão de Defesa do Consumidor, tem caráter conclusivo, ou seja, não precisa passar pelo plenário da Câmara. Se for aprovado, segue para o Senado.
Vamos acompanhar...
Só fico pensando como os cardápios criativos, bonitos e benfeitos (é assim agora, né?) ficarão com essa nova regra, cheios de informações nutricionais. Que é importante, é. Mas poderia ficar disponível para o cliente que pedir.
Consegue imaginar ir jantar num mega lugar legal, para celebrar alguma coisa e, ao lado de cada descrição de prato, algo como "548 kcal"...? Ou somar as calorias do vinho, da entrada, do principal e de uma sobremesa, num lugar incrível, mas que obviamente será calórico? Brochante (desculpe a palavra).
Nenhum comentário:
Postar um comentário