terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aniversário de SP: roteiro

Ah, que lindo, São Paulo faz aniversário. Apesar de não ser exatamente uma fã desta cidade, tenho que admitir a qualidade gastronômica dos lugares que temos por aqui... Os melhores pães, doces, pães de queijo e coxinhas, os sandubas de pernil, as feijucas, até os botecos!, os pastéis de feira, as feiras... Em SP come-se muiiito bem. Aproveitando o ensejo (e o feriado, claro), fiz um roteirinho de lugares que valem a visita. E o melhor: eles são meus queridinhos também porque são fáceis de chegar, de estacionar o carro (não necessariamente pagando R$20 de valet, o que acho surreal), têm preços justos e atendimento impecável (ou quase rs). Por que passar nervoso, stress e sofrer... Isso a gente já faz nos dias úteis.

1. Julice Boulangère
Fica na Vila Madalena, tem pães simplesmente sensacionais, uns combos de café da manhã deliciosos. Além do mais, o lugar é charmoso. Pegue uma mesa no jardim e delicie-se.
Para facilitar: de manhã é tranquilo estacionar pelas ruas arborizadas do bairro, mas é também possível estacionar no mercado em frente (Mambo) que tem preços bem razoáveis.


2. Nou
Se você ainda não provou, pre-ci-sa comer a milanesa com risoto de limão siciliano deste lugar. Delícia! O atendimento é excelente. Às vezes tem espera, mas vale: sente ali fora, peça um suco, você não vai se arrepender. Para a sobremesa, atravesse a rua e vá na...

3. Dama Confeitaria
Prove o mil folhas e o espresso super bem tirado. O lugar acabou de abrir.

OU, na rua de trás, tem a...

4. Brigadeiro Doceria
Precisa dizer muito? Cara de casa de vó, doces dignos de vó, não dá pra se decidir entre as opções de brigadeiro... Minha sugestão é provar um brigadeiro e um pedaço de outro doce, tipo a torta de limão ou o bolo prestígio. Demais.
Do Nou e das docerias, atravesse a Faria Lima e chegue ao Instituto Tomie Ohtake, que sempre vale a visita, ou ande até o metrô Faria Lima e desembarque na Luz, quase dentro da Pinacoteca. Ah, no Tomie Ohtake tem o...


5. Santinho
Restaurante da Morena Leite, este é o filho do Capim Santo. Tem buffet de almoço todo dia e chá da tarde.


6. Lanchonete do Estadão
Primeiro porque o sanduba de pernil é servido a qualquer hora do dia. Depois porque é fácil de chegar, de metrô (Anhangabaú ou República) ou de carro - estacione na rua Major Quedinho.


7. London
Na Vila Nova Leopoldina, fica no meio de um bairro basicamente residencial, o que significa: vagas (e segurança). Não é o que se pode chamar de uma padoca barata, mas a coxinha, frita na hora, é maravilhosa. Os lanches também valem a pedida e ainda dá para levar uns bons vinhos e pães para casa.


8. Empanadas
Sim, os nossos botecos também são ótimos! Neste bar, na Vila Madalena, a cerveja é de garrafa, barata, servida em copo americano. Para acompanhar, empanadas de carne, queijo, palmito... todas excelentes. Ou os discos de provolone, crocantes. E vá de metrô + táxi, claro, para tomar mais cervejinhas e não precisar estacionar (ou pagar R$20 - até quando?)


9. Pastel de feira
Ah, as feiras de SP! Uma das melhores é a do Pacaembu (que sim, tem preços altos, mas grande variedade). Lá você encontra a Barraca do Zé, que vive cheia, aceita cartões e tem bons pastéis de carne, queijo e palmito. Aproveite o momento para fazer a feira da semana, testar uns ingredientes novos e fazer uma boquinha. Atenção: às quintas e sábados. Outras dicas de pastel aqui.

10. Delivery gourmet
Por que não, né? Já que a cidade vive de delivery (especialmente nos dias de chuva)... O Lorena 1989 lançou no finzinho do ano passado o serviço. Eu provei a marmitinha, que eles entregam de segunda a sexta, e achei ótima! Vale testar as outras opções do cardápio.


Bom feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário