Eu queria cozinhar, mas estava sem ideia. Tinha várias cebolas na geladeira há semanas e precisava usá-las. Joguei qualquer coisa no Google e encontrei essa receita de torta de cebola, da Nestlé. Desde então, faço sempre - e todo mundo gosta. Também dá para congelar, então costumo fazer duas tortas pequenas e deixar uma no freezer praqueles dias de fome e correria. Fiz algumas adaptações na receita original e compartilho. Aí vai.
Massa
2 xíc. de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal
azeite a gosto
sal a gosto
Começo sempre pela massa. Vou amassando a manteiga com a farinha e adiciono azeite até dar o ponto. Aprendi a dica do azeite com a minha amiga Lu Ribeiro, que escreve o blog Gosto do Gosto, e faz toda a diferença. A massa fica bem mais macia.
Recheio
quantas cebolas você tiver/quiser (costumo usar 6 médias)
2 colheres sopa de manteiga sem sal
3 ovos
150g de queijo parmesão ralado
1 caixinha de creme de leite
sal e pimenta do reino a gosto
Corte as cebolas na metade e depois em tiras finas. Refogue com a manteiga até amolecer. Se quiser deixá-las mais douradas, acrescente um pouco de açúcar nessa fase. Tempere com sal e pimenta do reino. Acrescente os ovos e mexa bem, depois coloque o queijo parmesão. Em seguida, adicione o creme de leite, desligue o fogo e mexa bem. Coloque sobre a massa, cubra com mais parmesão ralado e leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até a massa ficar dourada.
Aleluiaaaa. Estava esperando a revelação desse recheio pra fazer a massa de azeite de novo! E veio com menção honrosa, fiquei metida demais. Quando fizer, te conto. bj
ResponderExcluir